Janeiro Branco: Mês de conscientização a saúde mental

Atualizado em 08 de janeiro de 2024

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. A escolha da cor branca reflete na simbologia de páginas brancas, onde lembra um novo ciclo da vida. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.

Criado pelo Ministério da Saúde, a Política de Saúde Mental, traça metas e estratégias para organizar as necessidades de tratamentos e cuidados específicos para a saúde mental. No Sistema Único Saúde (SUS) de forma gratuita, existe a Rede de Apoio Psicossocial (RAPS) que cuida de pessoas que sofrem dos transtornos mentais, drogas ou álcool.