Prontuário Afetivo reforça atendimento humanizado do Hospital Especial

Atualizado em 23 de janeiro de 2024

Desenho favorito, o que deixa mais feliz, como gosta de ser chamado, música preferida e dia do aniversário. São muitas as informações que podem definir a pessoa por trás do paciente. E são esses detalhes que compõem o prontuário afetivo dos pacientes da pediatria e adulto do Hospital Especial Domiciliar.

Iniciativa da assistência médica do Especial, com o apoio dos setores da enfermagem, educação permanente e comunicação, o prontuário é uma maneira de acolher os pacientes e familiares por meio de um atendimento mais humanizado. De acordo com a médica pediátrica, Karla Padrão, o objetivo é ir além do prontuário convencional, que foca em questões técnicas da saúde do paciente. “Pequenas atitudes como essa proporcionam um momento de interação único entre a equipe assistencial e paciente, de modo a sempre relembrar que o paciente é um indivíduo com gostos e amores, não apenas um histórico de doenças, exames e medicamentos em prescrição”, frisou.

Inicialmente os prontuários foram entregues aos pacientes da pediatria, onde será possível conhecer melhor cada paciente e oferecer um cuidado mais acolhedor e humano. Para Dárcia Macena, mãe do Renan Miguel, que está na assistência do Especial há quatro anos, receber o prontuário ajudou mais na interação com o filho. “Gostei bastante da iniciativa. O Renan é muito ativo e esperto, mesmo com as limitações, ele acompanhou a gente preenchendo o prontuário com as informações do que ele gosta. Foi divertido” destacou ela.

 

Está ação demonstra o compromisso do Hospital Especial em reafirmar um dos seus valores que é a humanização, onde busca oferecer suporte emocional e bem-estar aos nossos pacientes e famílias no tratamento da assistência domiciliar.